Sunday, January 2, 2011

Política: "O cara"

Desde sua cerimônia de posse no dia primeiro de janeiro de 2010,Dilma é oficialmente a presidente que Lula elegeu.A cerimônia de posse não foi diferente daquilo que se esperava.Contou com um imenso discurso,o qual chegou a emocionar aqueles tiveram paciência,para se concentrar e analisar as palavras que Dilma dizia.Embora emocionante,o discurso foi recheado de clichês,como aquele tradicional “eu prometo”.Entretanto,tal discurso inovou,ao ser o primeiro discurso no qual um(a) presidente,não precisa — e nem deve — prometer que a situação vai mudar;afinal o markenting que se fez do governo de Dilma — ainda na época das eleições — já indicava explicitamente,que o governo de Dilma seria o “terceiro mandato” de Lula.
 Porém,em meio ao discurso recheado de promessas do tipo “eu darei continuidade...” me bateu uma dúvida: e se fosse o Serra à estar discursando no Congresso Nacional,será que ainda assim,o discurso seria quão continuísta,quanto foram as palavras proferidas por Dilma? Talvez sim.E não é muito difícil acreditar nisso,já que um dos maiores motivos para o fracasso dos tucanos,nas últimas eleições,foi o medo de criticar Lula;uma das poucas figuras políticas do País a conseguir altíssimos índices de aprovação junto ao povo brasileiro.Algo raríssimo,num País como o Brasil,no qual política,ainda é considerado sinônimo de corrupção,e desonestidade.
 Quanto a este individuo com altíssimos índices de aprovação,de nome, Luís Inácio Lula da Silva;já se fala que ele poderia tentar se reeleger em 2014,Lula,por sua vez,nega e diz que 2014 será de Dilma,se está assim quiser,mas quem garante que ele também não vai querer? E os analistas,já falam,que se num incrível — inacreditável — golpe de azar o governo de Dilma,não for bem sucedido,Lula tem fortes chances,de voltar a ter sua foto exibida pelas telas das urnas eleitorais em 2014.
 Ainda Sobre Lula.Alguém reparou,que na festa em que ganhou na cidade de São Bernado do Campo,Lula foi tratado como “presidente Lula”? É,parece o que o brasileiro,ainda não se acostumou a chamar Lula de “senhor ex-presidente Lula”,e nem o próprio Lula parece ter ficado muito feliz em virar “ex”,afinal quem não prestou atenção,na expressão deste na hora de passar a faixa presidencial? Mas não se preocupe Lula,o povo não vai esquecer do presidente que governou para os pobres!

No comments:

Post a Comment

The tissue of social relations in Brazil and economic complexity

 I often miss meeting people with an inner world. They are out there, but even as you get through them it’s usually hard to dive into their ...