Thursday, August 19, 2010

Voltando a falar de Vertigo




Cena de Vertigo,1958
Hoje nem tive tempo de fazer muita coisa,desde quarta-feira tenho passado os dias na cama,você deve estar pensando "que vida boa a dele",mas não é bem assim desde terça-feira que estou um pouco doente.Então resolvi refazer,ou complementar os comentários que já havia feito sobre um filme,e falar um pouco - talvez não muito - sobre como tem sido escrever pro Cinema & Cia nesse pouco tempo,no qual venho escrevendo pra cá - não vou dizer pra vocês,porque não tenho certeza se tenho muitos leitores,mas se alguém estiver lendo,pode considerar esse "pra cá",como sendo um pra você.

 Mas agora voltando ao que interessa,o filme que resolvi voltar a comentar, é um dos melhores trabalhos de Hitchcock -alguns o consideram,melhor que o filme de maior sucesso de Hitch (Psicose,1960).É claro que estou falando de Um corpo que cai,de 1958,esse filme é também conhecido com Vertigo (seu titulo original).

  Na verdade essa nem foi a primeira vez que assisti ao filme,e nesta vez,não o acompanhei do inicio,mas seu final,embora seja um pouco abrupto,é que considero seu ponto alto.SPOILER:Eu adoro Hitchcock,e adoro Vertigo,mas sempre que o assisto fico com a impressão de que ao filme final com um pouco mais de informação,sobre o que acontece com alguns personagens como,Gavin(Tom Helmore),e o próprio Scottie ( James Stewart).Mas também fico pensado,que se Hitch começasse  a "explicar muito" o fim de cada personagem,o filme perderia um de seus pontos altos ,que é justamente esse: permitir que o espectador defina dentro de sua imaginação o que acontece à cada personagem.

 Não tenho certeza se disse isso no outro comentário que fiz sobre Vertigo,mas é por causa de filmes como esse e Psicose,que podemos dizer que Hitchcock alcançou o auge de sua de sua carreira com a trilha de sonora de Bernard Herrmann.Apesar de difícil de acreditar,o mestre do suspense nunca ganhou o ganhou o OSCAR de melhor diretor,mas atualmente não existem muitos críticos que duvidem da genialidade de Hitchcock.

No comments:

Post a Comment

The tissue of social relations in Brazil and economic complexity

 I often miss meeting people with an inner world. They are out there, but even as you get through them it’s usually hard to dive into their ...