Wednesday, October 20, 2010

Eu,e o cinema mudo!

Não tenho muitas pretensões para com o cinema mudo.Mas hoje me aventurei a assistir “O gabinete do Dr. Caligari”(1920),um filme alemão — aliás o cinema teve muita força na Alemanha,por volta da anos de 1920,mas com o inicio da segunda guerra mundial,muitos cineastas acabaram fugindo para países como EUA e Inglaterra,um bom exemplo disto é o cineasta Fritz Lang,diretor de “Metrópoles”(1927),um filme muito futurista,que já naqueles tempos trouxe as telas a imagem de arranha céus(muito parecidos com existente atualmente) e carros voadores (ainda não existem,quem sabe num futuro próximo),além de apresentar a idéia de um botão que controla tudo,mas devido a  sua mensagem,o filme foi considerado um símbolo anti-guerra,por não ter planejado isso para o filme,o cineasta Fritz Lang(diretor)acabou fugindo para a Califórnia,nos EUA — produzido em 1919.Confesso que tive um pouco de dificuldade para entender a história do filme — principalmente por não estar acostumado a interpretar imagens (apenas imagens,e umas poucas legendas) — mas acho que consegui,entender bem a história — ainda,que não tenha sido a história como um todo.O filme contava a história do Dr. Caligari,um velho mistério,que chegará a uma pequena,na fronteira com a Holanda,levando consigo um mistério sonâmbulo, interpretado por Conrad Veidt (segundo o crítico Alexandre Koball do site cineplayers,é graças a Veldit,que com seu ar de mistério,elevou a o filme a ser considerado um dos primeiro do gênero “terror”) ,misterioso,que virá suspeito de assassinatos,que começaram a acontecer após a chegada do Dr. Caligary.
 Acho que devido ao fato de ter nascido no final do século XX,não estou muito acostumado ao cinema mudo,mas penso que não estou,acredito que dificilmente,um desses adolescentes da atualidade,teria paciência,para passar entorno de uma hora e meia a duas horas,tentando acompanhar um filme mudo,afinal isso não faz de sua geração,assim como não faz parte da minha.Mas ainda assim,gosto de me aventurar,a conhecer as origens do cinema,como o conhecemos hoje — é como o trabalho de um arqueólogo ,que busca utensílios,de civilizações que de quão antigas são,são desconhecidas,em busca de tentar entender as origens daqueles utensílios,que hoje,utilizamos — afinal Alfred Hitchcock,o mestre do suspense,que em vida,já era considerado um grande cineasta e já conquistava seguidores,começou no cinema mudo — apesar de seu primeiro filme nunca ter sido concluído.

No comments:

Post a Comment

The tissue of social relations in Brazil and economic complexity

 I often miss meeting people with an inner world. They are out there, but even as you get through them it’s usually hard to dive into their ...